A maior parte dos profissionais de TI, principalmente os mais jovens, começam a carreira como "rapaz que conserta o micro". O mercado de informática é engraçado, pois são dezenas de profissões diferentes e pouca gente consegue compreender essa complexidade, inclusive entre os próprios profissionais.
Alguém se opera da coluna com um Neuro-Cirurgião? Na informática, a variedade de profissões dificulta a compreensão dos papéis dentro do escopo de uma empresa. Quem é de TI tem que saber fazer tudo, na cabeça dos usuários funciona dessa forma. Um diálogo comum é o que se segue abaixo:
- Fulano, conserta minha impressora!
- Não posso, não sou do Suporte (ou Infra).
- Mas você não é da informática?
A área de TI de uma empresa é um setor como outro qualquer, com pessoas com papéis bem definidos. Existem processos muito complexos intrínsecos a área que se não forem seguidos a risca, transformam a desorganização da empresa numa desorganização informatizada. O resultado é desastroso.
Mas o post é voltado para os profissionais, principalmente os novatos. Normalmente o começo é sempre como suporte, mas o profissional deve encarar essa área como uma fase de transição. Esse é o setor que paga menos, trabalha-se demais e o reconhecimento é quase que inexistente. Porém é uma excelente escola para aprender sobre os mais diversos processos, técnicos ou não. Aprende-se sobre ambiente desktop, servidor, redes lan e wan, internet, intranet, bancos de dados, sistemas, etc.
Todo esse aprendizado deve ser aliado a um curso superior (imprescindível) e se possível com cursos extra-curriculares e certificações. É um caminho longo, caro e difícil, mas é uma fórmula interessante para garantir um lugar à sombra, porque o sol é escaldante e esse já atinge todo mundo.
Em breve escreverei sobre as melhores certificações do mercado e a forma de conseguí-las.
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