16 de nov. de 2008

Saia do quadrado.

Uma das expressões mais moderninhas e utilizadas nos tempos atuais é essa. "Saia do quadrado". Sempre que escuto isso de alguém, paro e olho a minha volta. Meu laptop é um conjunto de quadrados, o piso da minha casa é formado por uma pilha de quadrados, o meu quarto é um cubo, ou seja, um monte de quadrados.

Minhas fotos são quadradas, o display da câmera digital por onde vejo se a foto ficou boa (adeus surpresa) é quadrado, minha carteira é quadrada, meu celular é quadrado. Tudo bem, os pneus do meu carro são redondos, meus cds e dvds são redondos.

O que eu quero dizer com tudo isso? Que é muito difícil sair do quadrado com tantos quadrados por perto. Ainda não inventaram laptop redondo, piso de cerâmica oval ou câmera digital em forma de bola (se tem, ainda não vi). Até podemos deixar as fotos redondas com um programinha qualquer e os esquimós dormem em iglus, suas casinhas redondas.

O fato é que para sair do quadrado precisamos de uma dose extra de coragem, determinação, curiosidade e iniciativa. E é complicado juntar essas quatro variáveis ao mesmo tempo. Uma tarefa inglória. É preciso enxergar o mundo de uma forma mais ampla e colorida.

Há muito o que podemos fazer para conquistar essa liberdade de nós mesmos. Diminuir a quantidade de ângulos retos em nossas vidas. Isso claramente encontra-se associado a correr riscos maiores, porém sabemos desde cedo que por maior que seja a queda, ela não nos matará e uma experiência nova vivida pela primeira vez se perpetuará em nossas vidas.

Basta querer. Pra terminar com toda essa filosofia, deixo meu TOP10 de coisas que podemos fazer para sair do quadrado:

1 - Vá para o trabalho a pé (caso possível), de bicicleta (com cuidado) ou de carro mesmo, mas por um caminho diferente. Você vai ver pessoas diferentes, aprendar novos caminhos pela sua cidade e até descobrir coisas novas (uma padaria gostosa por exemplo);

2 - Não espere que falem com você no MSN. Dê um oi, bom dia, boa tarde, boa noite. Pergunte como a pessoa está. Deseje um bom dia de trabalho, um bom almoço, um bom descanso. Seja pro-ativo em dissipar calor humano.

3 - Faça algo totalmente diferente. Aprenda turco, leia um livro de trás pra frente, pegue um livro de receitas e cozinhe mesmo sem nunca ter fritado um ovo. O resultado pode lhe surpreender, ou na pior das hipóteses a dor de barriga passa rápido.

4 - Diga que ama seus pais, irmãos, enfim, sua família. É incrível mas vejo pessoas que se conheceram pela internet há alguns dias dizendo que se amam, mas nunca disseram eu te amo para o pai ou a mãe. Eu mesmo só comecei a fazer isso depois de adulto, mas compensarei o tempo perdido dizendo que amo-os muitas vezes ao dia.

5 - Arrume sua casa de vez em quando. Você irá pensar duas vezes antes de sujar na próxima vez. Livre-se de coisas velhas que não usa mais, doe roupas e sapatos antigos para quem precisa, rasgue papéis sem valor.

6 - Faça exercícios de uma forma diferente. Vá correndo até o supermercado as 06h da manhã, compre um suco bem gelado, beba e volte correndo para casa. Quer um coco geladinho ou aquele picolé gostoso? Só se dançar 10 músicas seguidas ou cantar um cd inteiro.

7 - Valorize quem merece. Não custa nada dar uma gorjeta para um frentista atencioso, um parabéns para quem lhe atende bem ou um elogio a um bom serviço ao telefone.

8 - Peça licença, peça perdão, diga muito obrigado, reclame com quem não faz isso. Discuta de forma educada com quem estaciona o carro errado, quem ocupa vaga para deficientes e idosos, quem não cede a vez para pessoas necessitadas. Faça sinal de legal para baixo com quem para em cima da faixa de pedestres.

9 - Aprenda a se virar. Saiba programar sua tv, seu dvd, enviar e receber e-mails. Seja independente ao usar a tecnologia. E seja independente dela, saiba se virar sem os confortos do mundo moderno.

10 - Se gostar desse texto, passe adiante. Se conhecer pessoas que estão vivendo incrustadas em seus quadrados, passe essa mensagem adiante e que ela sirva de compasso para que suas vidas sejam mais arredondadas.

3 comentários:

Maga disse...

A vida fora do quadrado tem menos arestas para serem aparadas, né? :))
Gostei do post, passarei adiante.

Sim... leva meu CD pro aniversário de Lucas... hehehehehe

Beijo pra tu.

Paula disse...

ouxi. esse comentário aí em cima é meu.. não é da maga, não. hehehehehe. blogger louco.

bjo pra tu de novo

Madureira disse...

Muito bom o post. As coisas são quadradas pois o espaço aproveitado é bem maior(Tetris).

Mas, tirando a visão geométrica da coisa, é muito importante ver o mundo de uma maneira diferente.

Se já não tiver assistido, procure um filme chamado "Peaceful Warrior" (http://www.imdb.com/title/tt0438315/), lembrei logo dele quando estava lendo teu post.

Vamos marcar aquele velho wings pra conversar mais :)

Continue sempre escrevendo, tá começando a sair coisa boa, aeuaeuhaeuaheuaehae

:*