20 de ago. de 2008

Porque o Brasil é o país do vôlei.

Faz muito tempo que o Brasil deixou de ser o país do futebol. E isso se deve a um nome: Bernardinho.

A grande virada nacional que transformou o país em um esporte vencedor no Vôlei foi quando o atual técnico assumiu a seleção em 2001 após o fracasso em Sidney. Qual foi o primeiro grande resultado dele? Campeão da Liga Mundial daquele ano.

Não posso entrar em detalhes em relação aos bastidores da cartolagem no vôlei, por puro desconhecimento. Não sei quem são os envolvidos (poderia pesquisar mas a preguiça me impede). Mas o esporte deu resultados porque encontrou uma geração talentosa e um treinador vencedor que não se deixa abalar pelos poderes políticos, pela mídia nem pelo sucesso. E isso criou uma massa crítica para que o esporte tivesse continuidade. Imagina quantos garotos e garotas hoje em dia não se inspiram num Giba ou num Gustavo? Esses jogadores viraram ícones esportivos no Brasil e sinônimo de sucesso internacional e vitória. Quando o Brasil entra em quadra, todo mundo treme nas bases. Mais ou menos como foi com a Itália na década de 90.

O fato é que, com a chegada do também super competente José Roberto Guimarães ao time feminino, temos talvez os dois melhores técnicos do mundo, e duas seleções com uma geração de talentos jamais vista. Claro que tivemos grandes jogadores anteriormente, posso citar muitos. Renan, William, Xandó, Montanaro, Bernard... Tande, Marcelo Negrão, Giovanne, Maurício, Paulão, Carlão... Mas nenhuma dessas gerações conseguiu o domínio que o time atual possui. No feminino temos uma geração muito mais preparada psicologicamente, jogadoras muito mais altas e fortes e um conjunto extremamente unido, pois não há uma estrela que se destaque mais do que a outra, não há uma musa, enfim. O conjunto está acima dos egos.

Avaliando apenas os resultados do vôlei em Pequim, temos uma dupla na final do vôlei masculino de praia, outra disputando bronze, uma dupla feminina disputando o bronze (tivemos a fatalidade com a Juliana, que certamente estariam na final), vôlei de quadra feminino que provavelmente estará na final, assim como o masculino.

Temos chance de conquistar 3 ouros e dois bronzes. Realmente é algo sem precedentes. Mesmo que tenhamos a pior das hipóteses acontecendo, ainda é um resultado extremamente expressivo.

O Futebol disputa 2 medalhas nos jogos. As mulheres, sem apoio nenhum, sem uma liga de clubes, sem um campeonato nacional, tem que se virar em outros empregos, sair do país... E vem num crescimento meteórico em termos de resultados internacionais. Prata em Atenas, Vice-Campeã da última Copa do Mundo, vitória de 4x1 sobre a campeã Alemanha com direito a baile... Espero realmente que elas ganhem esse ouro. O que prova que vontade e determinação pesam muito mais do que talento nato. Temos uma excepcional safra de jogadores que não conseguem vencer, pois sao muitos egos, muito dinheiro, muita cartolagem e politicagem que levam o Brasil a fazer amistosos em campos de várzea ou debaixo de neve, com times montados em cima da hora e jogadores de talento duvidoso convocados para agradar esse ou aquele cartola, dirigente, empresário...
O coração sempre vai bater mais forte quando a seleção brasileira de futebol estiver em campo. Mas o termo "seleção brasileira" vai virar clichê para o verdadeiro dream team, o do vôlei. Pois todo aglomerado de jogadores de nacionalidade brasileira deve ser chamado de seleção brasileira. Mas o termo genérico foi tomado de assalto pelo time de futebol, e todos criamos esse mau hábito de chamar apenas o escrete futebolístico de "A seleção". Sendo assim, chegou a nossa vez de dizer quem é a verdadeira seleção brasileira.
Que venham os ouros no vôlei!

Nenhum comentário: