22 de jul. de 2008

Enxaqueca.

Óbvio. Para marcar o retorno, nada mais justo do que falar sobre o título inicial do blog. E-N-X-A-Q-U-E-C-A.

Quem tem, sabe do que tá falando. Frescura para uns, desculpa para outros, o fato é que quem sofre desse mal se FODE BONITO. É triste. É horrível. É torturante. Por vezes chega a ser desesperador.

O grande segredo do Enxaquecoso, é descobrir quais são os fatores que desencadeam a enxaqueca. Sabendo quais são, é possível diminuir e até evitar algumas. Outra coisa interessante é descobrir qual é o remédio que irá atuar melhor no seu tipo de enxaqueca. Ir ao médico é importante, evitem auto-medicação e misturas milagrosas. Isso no máximo vai criar resistência no seu organismo para algumas substâncias, e fazer com que você precise de doses maiores do remédio que não-faz-efeito-nem-com-o-caralho.

Paralelamente a medicina ocidental (e oriental, e quiçá espiritual), vale a pena ler artigos, se informar e estudar a si mesmo. No meu caso, comecei a ter enxaquecas há uns 5 anos. Atualmente posso dizer que estou numa fase light, pois tenho 1 dor de cabeça suportável por semana e 1 enxaqueca a cada 15 dias por aí.

O que eu descobri sobre mim mesmo é que meu excesso de ansiedade contribui bastante para me deixar tenso, o que enrijece os músculos das costas e pescoço, fazendo com que a dorzinha que insiste em não passar suba para a nuca. Aí é que começa a enxaqueca. Dor na nuca é horrível, mas o que está por vir é 1000x pior.

O sono é talvez o fator mais crucial para o desenvolvimento ou para a prevenção da crise enxaquecosa. Eu por exemplo, preciso de 06h de sono por noite para me recuperar. A matemática é:

if 'horas de sono' < 6 = enxaqueca
if 'horas de sono' > 6 = enfado = enxaqueca
then
'horas de sono' = 6

Então, dormir pouco significa enxaqueca, e dormir muito significa enxaqueca. Tenho que dormir o necessário. Isso mesmo. Acordar ao meio-dia no sábado e no domingo? Não sei o que é isso há anos. O Globo Rural é o meu melhor amigo ao acordar.

Sentiu a dorzinha de cabeça chegando? Nada de comer, fella. No meu caso, enxaqueca = estase gástrica. O estômago fica lento e preguiçoso. Só muito líquido e comida bem leve. Danar feijoada no bucho = enxaqueca HORRÍVEL e a única solução é vomitar o mais rápido possível.

Para um post inicial sobre enxaqueca, esse até que foi esclarecedor. Depois postarei mais algumas informações e dicas, além de uns links legais sobre o assunto.

P.S.: acho que hoje é o dia da dor de cabeça suportável!

Nenhum comentário: