23 de jul. de 2008

Políticos "Sujos"

Começou a época de propaganda política. As campanhas para prefeito e vereador são as mais divertidas, pois ao que parece, não há o menor critério para definir quem pode ou não ser candidato nesse país. O divertimento é grande com as figuras folclóricas que apresentam-se na TV para riso e desolação geral do eleitorado. Num país onde não se leva nada a sério, até bode já foi eleito vereador.

Porém, o que mais me irrita nesse período é ver esse povo entregando adesivos, panfletos, santinhos e o diabo a quatro no meio da rua. Deus me livre colar adesivo de algum candidato pulha que jamais vi na vida. Se quiserem que eu faça propaganda que me paguem. Aí eu começo a conversar sobre o assunto. Enche o saco uns jovens de uns 20 anos correndo desesperados entre os carros, atrapalhando o trânsito, correndo o risco de serem atropelados por motos, implorando para que a gente aceite aquele papel inútil. Pobres coitados ganhando R$10 por dia, entregando a propaganda até a quem não pode votar. Público alvo é palavrão, o objetivo é se livrar do caramaço de papel e ir "torrar" a grana.

Então o negócio é o seguinte: lancemos a campanha "EU NÃO VOTO EM POLÍTICO SUJO". Ainda (eu disse 'ainda') não estou questionando a honestidade desses candidatos. Quando falo sujo, é no sentido de ambientalmente corrupto. Toneladas de papel são gastas nessas propagandas, contribuindo com o desmatamento, o aumento do aquecimento global, a poluição e criação de lixo nas cidades. Todo esse dinheiro poderia ser utilizado para obras bem melhores.

Vote no político que distribui uma muda de árvore no semáforo. Vote no político que distribui um livro nas esquinas (eu sei que é feito de papel, mas pelo menos alguém irá aprender alguma coisa). Vote no político que não suja o nosso Recife, que anda para lá de fétido e carcomido.

Eu não voto em político sujo. E você?

Nenhum comentário: