29 de jul. de 2008

No meu desktop ninguém mexe.

Existem muitas coisas pessoais onde guardamos segredos, detalhes de nossa vida. Um diário, um baú, enfim, um recipiente (não necessariamente concreto) para armazenar nossa quase nenhuma privacidade.

Se alguém penetra (no bom sentido) de alguma forma esse local, nos sentimos invadidos, violados, nus. É uma agressão pior que um soco no baço ou um chute no saco (aí já tenho minhas dúvidas).

No mundo moderno-digital-tecnológico em que vivemos atualmente o nosso dia-a-dia cotidiano de sempre, não poderia ser diferente. Apenas nossas caixas de pandora ficaram mais modernas.
Quem aqui gosta daquele amigo ou amiga que pede o celular pra olhar e mexe em tudo? Muda o toque padrão, lê os SMS que estão armazenados, altera o nome dos contatos, etc.? Vou mudar o idioma do meu celular pra Russo, só assim deixam o pobre coitado em paz.

No meu caso, com relação ao celular nem me incomodo tanto, pois não tem nada demais nele e só o uso para ligar e receber. E mesmo assim só telefono pra minha patroa, meus irmãos e meus pais.

A minha caixa de pandora é o meu laptop. Mais precisamente a minha área de trabalho. Nem me incomodo que usem o laptop, mas o meu desktop é sagrado. Ícones milimetricamente organizados, papel de parede escolhido a dedo, programas especificamente instalados por uma razão que apenas eu sei.

Eu fico menos possesso com alguém que inventa de abrir um e-mail com anexo duvidoso e o executa do que com alguém que olha e pensa: "que ícone inútil, vou apagar pra ajudar ele."
Aí o sangue espirra pelos olhos.

Essa semana mudei de laptop, e me parte o coração ter que refazer todo o meu desktop. Tomo todas as precauções para que ele fique quase que exatamente como era antes. Até a posição dos ícones. Faço backup de tudo, reposiciono no mesmo local no novo computador e voi lá! Nem parece que mudou. De fato me incomodo mais em mudar meu desktop do que com mudar de apartamento. Pra mim mudar de apartamento é menos trabalhoso e traumático.

Conselho de amigo: não modifiquem a área de trabalha alheia. Ainda mais se for a minha.

Um comentário:

Paula disse...

ahhhh... eu tb detesto quem mexe no meu desktop... eu tenho mania de separar os ícones. os de programa ficam em um canto, as [poucas] pastas em outro e o ícone da lixeira sempre fica sozinha no canto inferior direito. aí volta e meia alguém resolve "organizar" os ícones pra mim e bota algo do tipo "auto arrange". pense numa pessoa com ódio, sou eu.