25 de jul. de 2008

Meu amigo Computador

Computador é igual a filho. Quem tem, ama incondicionalmente, mesmo que em determinados momentos a vontade seja de enviá-lo via Sedex 10 diretamente para o inferno. O problema é que, seguindo a analogia proposta, você tem que educar o seu computador. Lembre-se que ele não passa de uma máquina. Pelo menos até 2099, quando elas se revoltarem e criarem a Matrix.

Como uma máquina qualquer (na maioria dos casos), o computador depende de um operador. Por mais que uma máquina seja automática em sua operação, alguém teve que ir lá ligar na tomada. Por isso eu não acredito que algum dia seremos dominados pelas máquinas e computadores. Dependentes sim, dominados não (que paradoxal né?). Qualquer revoltazinha medíocre delas acabará em algumas horas (não tem bateria que agüente) ou então é só ligar pra Neoenergia e mandar eles desligarem o abastecimento.

Por depender de um operador, a máquina vai produzir resultados (na maioria dos casos) relacionados às ordens que recebe. Claro que devemos considerar também o estado geral do hardware (componentes como memória, hd, processador, placa-mãe), e quais softwares são utilizados. Softwares e sistemas em geral, tem muitos Bugs. MUITOS. Sempre terão. Ninguém é obrigado a saber identificar isso, a não ser que trabalhe na área, mas é bom ter um conhecimento básico apenas para não ser enrolado por um técnico meia-boca.

"Software é a parte que você xinga. Hardware é a parte que você chuta."

Portanto, a forma como você o utiliza diz muito sobre a quantidade de problemas que o seu computador apresenta. Assim como um filho mal-educado que grita, esperneia, quebra as coisas, faz os pais passarem vergonha, etc. Então, se você realmente ama o seu computador e praticamente o considera um apêndice do seu corpo, faça o seguinte:

1) Jamais abra e-mails, muito menos anexos de pessoas desconhecidas. Você não vai para Miami de graça. A Nokia não distribui celulares. Você não vai ter 7 anos de azar se não repassar determinada corrente.

2) Tenha sempre um anti-vírus instalado e atualizado em seu computador. Por mais inútil que possa parecer, ruim com ele, pior sem ele. Existem diversas opções de anti-vírus gratuitos, como AVG, Avast, E-trust E-Z Anti-Vírus entre outros. Outra coisa importante é ter um programa anti-spywares e malwares. Se você é usuário do Windows, já existe uma ferramenta da própria Micro$oft, gratuita, chamada Windows Defender. Mantenha-os sempre atualizados.

3) Antes de encaminhar um e-mail para 1287 pessoas informando de um vírus letal com a foto da Mulher-Melancia (creia, ela tem um blog) que irá destruir os dados de todos os computadores da sua família e vizinhos caso você o abra, verifique a veracidade no Google. Caso não saiba como procurar, pergunte a algum amigo que trabalhe na área ou alguém com mais conhecimento.

4) JAMAIS abra sua conta bancária em um computador que não seja o seu. Não abra no do seu irmão, do seu namorado, namorada, marido, esposa, pai, mãe, primo, tia, sobrinho. Nem preciso dizer que em Lanhouse é proibido, não é mesmo minha gente? Abra apenas no seu e mesmo assim se tiver certeza que ele encontra-se livre de pragas virtuais.

5) PEÇA AJUDA! Não é feio, não é vergonhoso, não existe pergunta estúpida. Estúpido é não perguntar e depois ter que desembolsar uma grana para algum espertinho que vai resolver seu problema com dois cliques. E você ainda vai reclamar que foi caro. Culpa sua, trouxa. Na próxima tenha mais cuidado.

Boa sorte amiguinhos. E lembrem-se de NÃO me ligar em pleno sábado ou domingo fazendo alguma pergunta estúpida (ops, escapou!).

Nenhum comentário: