6 de dez. de 2008

Ah, o home office...

Se tem uma coisa que é tendência, mas ainda não chegou aqui é o tal do Home Office. Quer coisa melhor do que trabalhar em casa e fazer o seu próprio horário?

O maior problema é convencer o chefe de que isso é uma coisa viável e que você vai de fato trabalhar estando em casa.

E se você pudesse convencer o seu chefe? O que você diria? Quais seriam seus argumentos?

Os meus seriam esses daqui:

- É mais barato. Fato! Alugar escritório é caríssimo. O m² do aluguel de prédios comerciais custa os olhos da cara. A IBM economiza 56 milhões de dólares por ano com espaço de escritório permitindo que funcionários trabalhem home office. É muita grana.

- Sua produtividade vai aumentar. "Mas chefe, eu sou um notívago. Garanto que em 2 horas na madrugada vou produzir mais do que 8 horas no escritório." Essa é mais difícil dele engolir, mas dá pra sugerir 1 mês de teste pra avaliar o resultado.

- Vai diminuir o turnover. Se os funcionários passam mais tempo em casa, mais perto dos filhos, menos estressados com o ambiente de trabalho, é claro que o turnover vai diminuir e a empresa vai reter os talentos.

- É ecologicamente correto. Pensar verde não apenas ajuda o futuro do planeta, mas economiza muito dinheiro. Um estudo organizado pela US Consumer Eletronics Association (CEA) informou que as Telecomunicações salvam de 9 a 14 bilhões de Kw/h de eletricidade por ano. Sem falar na gasolina que se economiza, nos poluentes a menos que os carros irão emitir, o trânsito que vai melhorar, e o tempo que você não vai perder deslocando-se de casa para o trabalho.

- Você vai estudar mais. Com mais tempo em casa, você não vai perder de 2 a 3h por dia deslocando-se para o trabalho, e essas preciosas horas poderão ser utilizadas para estudos on-line (mais baratos) e aperfeiçoamento das suas skills. O seu chefe terá um funcionário muito mais descansado e preparado.

- A dispersão vai diminuir. Parece brincadeira, mas com certeza no escritório cheio de colegas, com MSN, Telefone, Internet, a tendência é ter uma dispersão muito maior do que em casa. Claro que você também tem todos esses recursos em casa, mas não terá colegas próximos e poderá se concentrar melhor no que tem a fazer.

- Você fica mais acessível. No local de trabalho, há diversas maneiras e locais onde a arte da morcegada é possível. A máquina de Xerox, a copa tomando aquele cafezinho, o banheiro, na videoconferência, na sala de reunião... Em casa, no máximo você estará levando o cachorro pra fazer cocô, tirando o lixo para fora, limpando alguma coisa. A responsabilidade de responder um e-mail ou um recado de voz é bem maior, isso deve ser feito de maneira rápida pois o seu chefe sabe que você não vai estar morcegando em nenhum dos locais citados acima.

Claro que existem diversos contras atuando para que o seu chefe não queira permitir que você trabalhe home office, porém tudo depende da sua atitude como funcionário e da mentalidade do seu chefe/empresa.

E você, o que faria para convencer o patrão a lhe deixar trabalhar home office?

Nenhum comentário: