4 de dez. de 2008

Segredos para trabalhar com TI

Se você é newbie (novato) e está entrando na área de TI agora, pode ser que algumas coisas até surpreendam você. Mas se você é um profissional mais experiente, com certeza pelo menos 7 dos 10 segredos que vou dizer logo mais já foram presenciados por você.

Por ter trabalhado anos com suporte, a maior parte do que acontece aqui é direcionado para esse tipo de profissional. Programadores e desenvolvedores não são afetados pela maioria deles, porém alguns dos fatos narrados aqui atingem todos os profissionais.

Se você está lendo isso e tem algo a acrescentar, be my guest.

1) Em relação a maioria das carreiras, a de TI geralmente paga bem e melhor que a maioria das outras áreas, mas a partir do momento que lhe pagam bem, pensam que você pertence a eles. Hoje em dia, os salários não são a maravilha que eram na época do estouro da bolha da Internet, mas ainda assim os salários na área de TI são razoáveis. E esse é o motivo que as empresas vêem para justificar quando um funcionário que está trabalhando até mais tarde liga para seu celular particular as 23h para resolver uma bronca qualquer, dizendo que "faz parte". Ou quando você tem que virar a noite atualizando servidores, patches, bancos de dados, etc. Trabalho esse que não pode ser realizado em horário comercial.

2) Vai ser sempre culpa sua quando um usuário fizer uma cagada qualquer. E sempre vão ligar pra você dizendo que o sistema não abre, o computador não funciona, ou melhor, perguntar "você mexeu no meu computador?". Em primeiro lugar, o computador não é SEU. É da empresa, que paga seu salário e lhe dá os recursos necessários para que você desempenhe sua função. Então nada de colar adesivinhos coloridos, fotos dos filhos, e nada de querer levar a CPU debaixo do braço caso mude de setor. Lembre-se, você é um reles usuário, um faixa branca de jiu-jitsu, dá cada golpe que você nem imagina (by Marcelão). Geralmente o usuário apagou um ícone qualquer e acha que o programa foi removido, chutou a cpu e ela apagou ou então derramou café no teclado e diz "meu teclado parou de funcionar". Nunca diz "sou uma mula paralítica que toma café em cima do computador".

3) O cara do suporte vai ser o herói e pato diversas vezes no mesmo dia. Se você descobrir o bug no browser que estava afetando a vida de pelo menos 10 funcionários, quando resolver, mesmo que seja da forma mais simples possível (o que eles não sabem), você vai ser o herói do dia. Pelo menos nos próximos 5 minutos. Até o momento em que a impressora vai parar de imprimir por uma queda na rede (que você não pode resolver). Nessa hora, você vira pato. Conselho: antes de ir embora, ensine um macete qualquer do Outlook, e você vira o melhor amigo do usuário de novo. Pelo menos até o dia seguinte.

4) Certificações não vão fazer de você um profissional melhor. Se você é ruim, vai ser um pato certificado. Quando o cancão piar, você não vai dar conta do recado. Certificação abre portas, janelas e lhe dá melhores oportunidades na carreira. São importantes, mas menos importantes que uma graduação, pós-graduação ou mestrado. Quanto mais certificações você tiver, melhores serão as oportunidades que você irá ter. Mas maior será a vergonha que você irá passar quando não souber atuar na área em que é certificado.

5) Seus colegas de trabalho de todos os outros setores sempre irão achar que você é o suporte pessoal deles. E que você não namora, não come, não dorme, não tem vida pessoal whatsoever, e sempre fica feliz quando eles procuram você ao invés de outro. Aprendam: profissionais de TI são pessoas qualificadas (normalmente muito mais do que você), que trepam, comem, cagam, dormem, gostam de se divertir, viajam, conversam e tudo o mais que os seres humanos normais fazem. Outra coisa que sempre levo comigo é que não dá pra misturar amizade com trabalho. Se eu me oferecer para consertar seu computador de graça, sorte sua. Mas se você me pedir para fazer isso, especialmente em horários alternativos (domingo a noite, for example), você será onerado sem piedade. Como diz uma amiga minha - "Não me peça para fazer de graça a única coisa que eu sei fazer cobrando" - todos os anos de trabalho e estudo para tornar-se um profissional da área e os espertinhos chegam pedindo "dá só uma olhadinha pra ver o que é". Aviso logo que existe uma tabela para isso:

- Dá só uma olhadinha: R$80,00
- Dá um jeitinho: R$80,00
- Dá uma formatada básica: R$80,00
- Dá uma formatada básica mas salvando todos os arquivos e fotos que não posso perder senão morro: R$130,00
- Passa o antivírus: R$80,00
- Deixa mais rápido, tá muito lento: R$80,00

6) Vendedores e consultores vão levar todo o crédito quando algo funcionar bem, e culpar o suporte quando o sistema der pau. É fato. Vendedor/Consultor fala 1000 maravilhas do sistema que está vendendo, que sempre faz tudo. O que ele não fizer vem no próximo release. E quando essa geringonça bugada der pau, a culpa é do suporte. O servidor é que não está bem configurado, a rede é que é lenta e absurdos dos mais variados.

7) Você vai passar mais tempo cuidando de sistemas e hardware obsoletos do que implantando coisas novas. Quando chegam 200 novas estações, as 200 carroças que deveriam ser sucateadas vão acabar indo para funcionários que nem micro precisam usar. O que gera muito mais custo do que comprar mais 200 estações novas para quem não precisa.

8) Dinossauros da Informática são as maiores barreiras para implementação de novas tecnologias. Em muitos casos, atualizar a tecnologia, a linguagem de um software, a plataforma, podem gerar novas fronteiras produtivas ou melhorar o trabalho de todos. Mas aí é que entram os Dinossauros. Se eles administram algo, e esse algo está funcionando, não há porque mexer. Isso acontece mais porque esses sistemas legados é quem mantêm o emprego deles, e segundo os mesmos um novo sistema jamais terá o mesmo desempenho e estabilidade dos antigos. É até verdade em alguns casos, mas na maioria das vezes é apenas desculpa pra se acomodar e não aprender coisas novas.

9) Alguns espertalhões da área de TI implementam "soluções" mais para aumentar o próprio poder do que pra melhorar a infra-estrutura do parque de TI. Muitos dos gerentes de empresas, até mesmo gerentes de TI não tem um conhecimento muito bom, e basta um sabidinho qualquer usar um termo geek, pra eles comerem bola.

10) Profissionais de TI geralmente usam termos técnicos, frases feitas ou discursos prontos pra ganhar tempo e engrupir os gestores escondendo o fato de que cagaram. Se alguém abrir a boca pra dizer que "surgiu uma incompatibilidade", falta "configurar o chipset da fonte" ou "existe um bug entre o driver do monitor e o patch do service pack", pode crer que é gato por lebre.

Um comentário:

Anônimo disse...

EEEEEEPPPPPAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!
No item 10 eu tenho um protesto a fazer: eu já falei muitas vezes em incompatibilidade e não era gato por lebre nem pq não sabíamos fazer. Eram as peças mesmo que não queriam trabalhar umas com a outras (principlamente memórias diferentes pra dual channel)....TENHO CULPA DISSO????? huahuahahuaha.

O resto eu adorei!!!