22 de set. de 2008

Perfil dos Candidatos

Uma coisa que está a disposição de todos, mas pouca gente sabe, é o perfil dos candidatos a prefeito e vereador do seu município no site do TSE. Gaste alguns minutos do seu tempo para consultar os candidatos a prefeito de sua cidade, e também a vereador (principalmente). É incrível a capacidade do TSE de deferir candidaturas de verdadeiras aberrações políticas.

Fica clara a ausência total de critério para decidir quem é ou não um candidato apto a exercer um cargo público importante como o de prefeito e como as câmaras de vereadores nacionais (foram aplicadas aproximadamente 350.000(!) candidaturas para vereador) são apenas um canal por onde sangra grande parte do dinheiro público.

Segue abaixo o perfil dos quatro principais candidatos a Prefeitura do Recife, para que vocês possam analisá-los e observar suas respectivas declarações de bens.






Eu não votaria em nenhum dos quatro, mas vou fazer um breve comentário sobre João da Costa, pois sendo do PT, e eu tendo absoluta aversão ao partido tendo em vista a podridão que impregnou a máquina pública, merece uma atenção especial.
João da Costa, o candidato do PT, é o único que não tem curso superior. Por que será? No país do Presidente que se orgulha de sua falta de estudo isso deve ser mais do que normal. Na linha do tempo que existe em seu próprio site, há informações de que ele (que tem 48 anos), veio para o Recife no final da década de 1970 para "estudar em busca de um futuro melhor". Entrou no curso de Administração de Empresas, o qual provavelmente abandonou em 1979, pela UFPE. Em 1982 entrou no curso de Agronomia pela UFRPE, que também deve ter sido abandonado. Entrou na militância e foi diretor do DCE da UFPE e da UFRPE em épocas diferentes. Diretor da Une em 1985. Ou seja, a militância passou a ser mais importante do que os estudos. Filiou-se ao PT em 1988. Em 2001 assumiu a Secretaria do Orçamento Participativo (mesmo sem ser formado em Administração) e em 2005 coordena a Secretaria do Planejamento Participativo. Eleito deputado estadual em 2006 com mais de 65 mil votos.

2 comentários:

Laura Kitty disse...

Se nível superior fosse critério, caberia ao legislador manifestar-se na Constituição. Se nível superior fosse critério, a gente não teria tantos Malufs, Martas e Fernandos depredando o país a despeito dos seus diplomas.
Estudos apenas potencializam o caráter que vc já tem. E isso vale se vc é um filho da puta ou se vc é um político comprometido. Inclusive isso me faz lembrar da minha colega de sala que roubou meu celular. Daqui a 4 anos, ela será advogada - e, conforme seu critério, apta a assumir um cargo público. Veja que merda.

Marcel disse...

distorceu o que eu escrevi! apenas critiquei a busca dele por um futuro melhor através dos estudos terminar em abandono de dois cursos para seguir na militância e na boa vida.